quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O Básico do Make

          Como prometemos, aqui está o post sobre preparação e correção da pele. São dicas básicas, mas com certeza encontrarão informações úteis aqui!
          Anteriormente comentamos que antes da maquiagem é essencial limpar, tonificar e hidratar a pele. Em seguida vem o trio básico: base, corretivo e pó.
          Em primeiro lugar é importante escolher a cor certa para o seu tom de pele e seu objetivo de correção.
          A base tem que ser do tom da pele para ficar natural. No verão deve ser um tom mais escuro já que a pele recebe mais sol. Uma outra dica interessante é usar uma base um tom mais claro que sua pele para disfarçar manchas escuras (tipos as manchas de sol) na falta do corretivo.
            Aplique a base sempre do centro para fora, com a ponta dos dedos ou pincel próprio para base. É interessante começar com a base, pois em alguns casos ela já corrige imperfeições dispensando o uso do corretivo.
            Na hora do corretivo muito cuidado! O corretivo deve ser aplicado somente na área mais escura da olheira. Nada de passar corretivo em toda região inferior dos olhos, pois vai ressaltar as linhas de expressão e não irá disfarçar as olheiras, pois toda região estará mais clara e ficará bem marcada. Para acne ou manchas escuras, aplicá-lo bem em cima da área a ser corrigida. Aplique também nos cantos externos do nariz e acima dos lábios (bigodinho). Muito cuidado também com o tom a ser utilizado. Existem cores diferentes de corretivos para vários tipos de imperfeições:
          Verde – para corrigir manchas, áreas ou olheiras mais avermelhadas e roxas;
          Amarelo – para as olheiras e manchas violetas e amarronzadas;
          Roxo - Manchas mais amareladas;
          Laranja – para manchas mais azuladas ou esverdeadas;
          Lilás - Para corrigir aquela expressão de cansaço ou olhos caídos.
         Quando a correção é só uma espinha, mancha não muito escura e regiões sombreadas do rosto, o corretivo num tom mais claro que a pele resolve o problema.
          Para o pó existem regras diferentes. Para dar o acabamento básico no make, é necessário que tenha o mesmo tom da pele também. Mas, pode-se usar um pó num tom mais escuro que a pele para disfarçar e corrigir regiões do rosto, criando um efeito de sombra e luz. Por exemplo, aplicando-se pó mais escuro nas laterais de um nariz largo e iluminando a linha vertical do meio do nariz, consegue-se afinar esse nariz.
            Aplique com pincel com a mão leve, para uma cobertura suave. Cuidado para não exagerar na região abaixo dos olhos para não marcas as linhas de expressão.         
         Além do pó comum, existem também a base em pó mineral, o pó bronzeador e o pó iluminador que todo mundo fala hoje em dia.
Pó iluminador e pó bonzeador
         O pó bronzeador além de ser utilizado para dar mais cor (aquele efeito de quem tomou um solzinho na praia), também é muito útil para os efeitos sombra e luz, desde que seja sem brilho.
         O pó iluminador, como o próprio nome diz, é utilizado para iluminar ou ressaltar regiões do rosto. Um toque de iluminador pode dar aquele “up” na aparência e mais glamour na maquiagem. Além do rosto, no caso de uma produção para noite, ele pode ser utilizado na região do colo e ombros. 


Base em pó mineral
         
Pó compacto

Bem meninas por hoje é isso... logo voltaremos com dicas de maquiagem para cada tipo de olhos.